História

Evolução Histórica

Sunviauto nasce em 1969 com a fusão da Sundlete, S.A. com a Auto-Aliados, Lda. tornando-se imediatamente num dos maiores fabricantes nacionais de componentes para a indústria automóvel.

Na década de 70 inaugura novas instalações em Pedroso, Vila Nova de Gaia, estabelecendo aqui a sua sede e as suas principais unidades de produção industrial.

É na década de 80 que recebe a participação acionista de um importante grupo nacional e inicia a promoção de uma política de forte expansão nos mercados internacionais. Durante este período realiza investimentos avultados em equipamentos industriais, introduzindo sistemas de tratamento de superfície, a injeção de espumas de poliuretano, e ampliando a sua capacidade de confeção de capas para bancos automóveis com modernos equipamentos de costura e corte automático.

Já na década de 90, fruto desses investimentos e inserido na sua política de internacionalização, reforça significativamente os seus quadros técnicos, assumindo uma vocação exportadora para mercados como a França, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

É neste período que obtém a sua primeira certificação do sistema da qualidade, ao mesmo tempo que cresce em novos segmentos da mobilidade tais como autocarros, viaturas transformadas, auto- caravanas, ferroviário, etc.

Na década de 2000 a Sunviauto introduz um conjunto variado de tecnologias de ponta para apoiar as suas ambições estratégicas ao nível da produção de componentes metálicos, com novos e sofisticados equipamentos CNC de corte e dobragem de tubos e chapa, equipamentos robotizados de soldadura, pintura
por cataforese, maquinagem cnc e corte laser.

Paralelamente, para consolidar os seus mercados na Europa ocidental, estabelece centros de apoio logístico na Alemanha, França e Espanha, dando assim melhor resposta aos desafios cada vez mais exigentes dos seus clientes, ao mesmo tempo que reforça a sua capacidade de inovar e desenvolver, bem como efectuar ensaios laboratoriais dos seus produtos.

A partir de 2008, com o forte abalo económico que afetou a economia mundial, a Sunviauto reforça o seu capital social e consolida a sua vocação exportadora desenvolvendo novos mercados, dentro e fora da Europa, afirmando assim o seu posicionamento como produtor de assentos para qualquer segmento da mobilidade, contudo sem descurar a sua capacidade, laboriosamente desenvolvida ao longo destas décadas, de produzir componentes e conjuntos metálicos para o sector automóvel.

2012 representa para a Sunviauto um ano de novos desafios num mercado Europeu em recessão.

A nova dimensão global da companhia e a sua presença em novos mercados geográficos, conduzida por uma nova equipa de Direção com estratégias claras, tornará possível manter o volume de negócios em 2012.

A aposta numa penetração mais forte nos nossos clientes fará crescer a Sunviauto nos próximos anos consolidando um projeto que, pela sua história, produto e vocação de contribuir com soluções cada vez mais eficientes para este sector industrial, nos converterá num grande e sustentável projeto empresarial.

Em 2013 temos a adjudicação de novos projetos da indústria automóvel  que contribuíram  de maneira chave para nosso crescimento e consolidação neste setor. 

Em 2014 temos a adjudicação de um projeto como fornecedores de bancos para uma firma líder na fabricação de autocarros.

             Implantação de uma fábrica em QUERETARO (MEXICO) para a fabricação e entrega de bancos de autocarro no CENTRO- AMERICANO.

Já em 2015 ampliamos a nossa carteira de encomendas nos principais fabricantes de autocarros Colombianos para consolidar nosso projeto no México.

O ano de 2016 é marcado pela consolidação e crescimento no mercado autocarro em Espanha e pelo crescimento no mercado automóvel, tendo a empresa adquirido novos equipamentos CNC para conformação de tubo, robots de soldadura e linha de montagem.

2017 alteração da estrutura societária.

Todos os direitos reservados.